Sped Contábil Ecd (Bloco K, Consolidação) via Excel VBA.
Para entrega do Sped Contábil ECD exercício 2018 ano calendário 2017 as empresas obrigadas a apresentar Demonstrações Financeiras Consolidadas elaboradas conforme o CPC 36(R3) e lei 6.404/76 estarão obrigadas ao preenchimento do Bloco K, conforme o Manual de Orientação da ECD 2018.
Atualmente sou responsável pela consolidação contábil de um grupo econômico de aproximadamente 50 empresas espalhadas pelo mundo, mas não vou abordar neste post o que entendo correto ou incorreto conceitualmente na elaboração desse bloco, mas vou apenas tentar auxiliar a geração de um arquivo texto no layout exigido pelo Sped Contábil ECD (Bloco K Conglomerados Econômicos).
Muitas empresa utilizam seu ERP para consolidação outros utilizam algum BI que compila as informações de diferentes ERP’s, mas independente de qual sistema é utilizado ao ler o Manual de Orientação da ECD 2018 percebi que os dados exigidos não fazem cruzamentos conceituais de consolidação, quero dizer que não vão verificar se uma conta intercompany foi eliminada corretamente, ou se o PL da controladora é igual ao PL do consolidado (-) minoritários, se existe eliminações de lucro não realizado, MEP etc… Ele apenas irá validar o que foi informado no Bloco K300 porque nesse bloco se informa o saldo da conta, o valor eliminado e o saldo final consolidado. Se a conta tiver saldo eliminado será habilitado o Bloco K310 e K315 que são basicamente as informações de quem eliminou e com quem eliminou.
Bom ao final do post vou deixar um link para a planilha.
Abaixo vou tentar fazer uma breve explicação de cada sheet e caso ainda não seja muito claro deixem seus comentários, talvez apareça algumas correções na utilização e assim vamos ajustando.
K100
Imagem 1
Na imagem acima os campos são autoexplicativos e o detalhe de cada campo esta no Manual de Orientação da ECD 2018, chamo a atenção apenas para alguns campos que são:
EMP_COD (Coluna B) regra geral no seu ERP e/ou BI as empresas já possuem uma codificação, mas ela só vai poder ser utilizada se for numérica e contenha no máximo 4 caracteres.
CNPJ (Coluna C) este campo será obrigatório sempre que o COD_PAIS (Coluna A) for igual a 1058 ou seja Brasil.
EVENTO (Coluna F) este campo aceita apenas duas opções S (Sim) e N (Não), e será a resposta para a seguinte pergunta “ocorreu evento societário no período?” caso seja informado que sim será necessário informar o Bloco K110 que veremos logo abaixo.
K210 (Coluna J) este campo não é informação para o Bloco K100, mas esta diretamente ligado ao Bloco K210, caso a empresa deseje informar o Bloco K210 com o de para de contas informada detalhadamente devera colocar “S” (sem aspas) para sim, “N” (sem aspas”) para não informar nada desta empresa no bloco K210 e “R” (sem aspas) para repetir a conta do consolidado Bloco K210.
Importante: Caso seu grupo econômico possua muitas contas esse trecho do código pode demorar um tempo considerável para sua finalização.
K110
Imagem 2
Como informamos neste exemplo (vide Imagem 1) que tivemos eventos societários, devemos informar o tipo do evento (Coluna C) e a data que aconteceu (Coluna D). Os eventos foram codificados e estão disponíveis no Manual de Orientação da ECD 2018 e também nos comentários da planilha, para esse exemplo utilizei o código 8 de aquisição e 6 de incorporação.
O campo Referencia (Coluna A) em cinza não é uma informação que vai no Bloco K110, mas uma forma de fazer um link entre o Bloco K110 e o Bloco K115, porque sempre que o código do evento for de 1 até 6 será obrigatório o preenchimento do bloco K115 e nesse bloco vou utilizar essa referencia para fazer um link.
O mesmo racional é utilizado no campo EMP_COD (Coluna B), mas nesse caso para fazer um link com o Bloco K100, como posso ter mais de um evento societário para mesma empresa, para utilizar essa planilha é necessário enumera-los na coluna A.
K115
Imagem 3
Como informamos no Bloco K110 que tivemos um evento societário de incorporação (vide Imagem 2) será obrigatório o preenchimento do Bloco K115.
No campo EMP_COD_PART (Coluna C) deve ser informado a empresa participante na operação que neste caso é a empresa 1 que incorporou a empresa 3 (Coluna B), também é necessário informar o campo COND_PART (Coluna D) que representa a condição da empresa envolvida na operação que para este exemplo é 1 (1 – Sucessora) os demais código estão disponíveis no Manual de Orientação da ECD 2018 e também nos comentários da planilha.
O campo Referencia (Coluna A) em cinza não é uma informação que vai no Bloco K115, como já foi mencionado no Bloco K110 este campo é utilizado para fazer uma referencia entre os Blocos K110 e K115, sempre que no Bloco K100 for indicado que existe um evento societário será obrigatório preencher o K100 e sempre que o tipo de evento for de 1 a 6 será obrigatório preencher o K115, a referencia é o que vai ligar essas duas planilhas, já o campo EMP_COD (Coluna B) para a planilha K115 não terá utilização deixei apenas para ficar mais fácil a identificação por parte do usuário.
K200
Imagem 4
No bloco K200 iremos informar o plano de contas utilizado para consolidação, apenas como ilustração inseri na imagem 4 acima cinco contas sendo que as três primeiras são sintéticas e as duas ultimas analíticas. No campo COD_NAT (Coluna A) deve ser informado a natureza da conta conforme tabela disponível no Manual de Orientação da ECD 2018 e também nos comentários dessa planilha, o campo IND_CTA (Coluna B) devemos informar “S” para contas sintéticas e “A” para contas analíticas, o campo NIVEL (Coluna C) indica o nível da conta observe a imagem 4, perceba que o Ativo esta indicado como nível 1, como dentro do Ativo temos o Circulante este está indicado como nível 2 e assim suscetivamente, quando chegar ao Passivo este também terá nível 1 porque ele não esta dentro do Ativo, o campo COD_CTA (Coluna D) é o código da conta, no campo COD_CTA_SUP (Coluna E) deve ser informado o código da conta sintética a qual essa conta pertence, veja na imagem 4, CIRCULANTE esta embaixo de ATIVO, DISPONIVEL esta embaixo de CIRCULANTE já as contas sintéticas estão embaixo de DISPONIVEL. Assim formamos uma hierarquia.
K210
Imagem 5
Para o bloco K210 é necessário informar a empresa participante e a conta dessa empresa que representa a conta do consolidado.
Neste exemplo temos 3 empresa e duas contas no Bloco K200 conforme imagem 1 e 4 respectivamente, perceba também que na imagem 1 na coluna J foi informado que para empresa 1 devemos olhar para essa planilha, já para empresa 2 devemos repetir a conta informada no Bloco K200 e para empresa 3 não devemos informar nada para essa empresa.
K300
Imagem 6
Para o Bloco K300 fiz uma planilha bem simples que tem apenas 3 campos, os demais campos como indicador de débito e crédito, valor total serão automáticos, então nessa planilha apenas será informado a conta contábil no campo COD_CTA (Coluna A), valor total antes das eliminações no campo VAL_AG (Coluna B) e o valor da eliminação no campo VAL_EL (Coluna C), sempre no sinal real da conta ou seja debito positivo e crédito negativo.
Nota importante: Quando a conta contábil não tiver valor de eliminação deixe a célula em branco sem preenchimento, porque se estiver 0 (zero) o código vai entender e não vai buscar o registro K310, mas deixando em branco é certeza que ele não vai buscar nenhum registro no K310 deixando assim o código mais eficaz.
K310
Imagem 7
Na planilha K310 deve ser informado o valor eliminado por empresa, uma conta pode se repetir para varias empresas, mas nunca deve se repetir a combinação de conta e empresa, isso porque o código foi estruturado para seguir uma sequencia logica baseada no bloco K300, ele deve abrir o saldo informado na planilha K300 por empresa, então a cada conta que contem eliminação ele vai percorrer esta planilha em busca da mesma conta e informar a empresa detentora do valor eliminado.
K315
Imagem 8
Para o Bloco K315 devemos informar a empresa participante, a conta que foi eliminado nesta empresa e o valor. Eu sei ter dito acima que não ia entrar no que acho certo ou errado, mas esse bloco em especial pode ser preenchido de diversas maneiras “no meu entendimento”, vai depender de como seu sistema é configurado para consolidar, neste exemplo fizemos um exercício perfeito de eliminação intercompany entre contas a pagar e contas a receber de uma empresa para outra, mas digamos que seu sistema de consolidação esteja preparado para eliminar todo os ajustes para uma conta de compensação ou de resultado e um dos seu check’s de acurácia seria analisar o saldo dessa conta, também não estaria errado, tanto é que se você repetir a conta informada no Bloco K310 o validador não vai gerar um erro, mas um aviso e eu acredito que geralmente os sistemas são configurados para tratar as eliminações por período ou seja por mês então os registros não estariam por saldo, talvez se utilizar o de para de contas de eliminação para se chegar a um resultado que faria mais sentido para esse bloco, por isso na minha opinião esse é o bloco mais complexo e vai depender de cada empresa.
Imagem 9
Após o preenchimento de todas as planilhas clique no botão Executar, será aberto o formulário acima destacado, preencha as informações necessárias conforme modelo da imagem 9 e depois clique no botão exportar, feito isso será gerado um arquivo de texto no caminho indicado, ai basta copiar e colar no seu arquivo ECD e validar.
Espero que essa postagem possa ser útil e ajude aos colegas na confecção deste pequeno trecho que faz parte do Sped Contábil ECD.
Clique aqui para baixar o arquivo Excel.
Muito boa a planilha, e melhor ainda a explicação!!!
Estou usando ela para auxiliar na geração do Bloco K!
Apenas uma sugestão, será que não seria interessante inserir um planilha para realizar o mapeamento do bloco K210?
Att
João Nohama
João, obrigado.
Na verdade eu achei que esse bloco fosse facultativo, mas quando passou pelo PVA deu erro então cheguei na conclusão que pelo menos o da controladora que informa o bloco k deve ter esse registro que pode ser confrontado com o registro I058 eu acho que é esse número rs… Vou ajustar aí fazemos o teste.
Abraço
Imagina, eu que agradeço!!
Eu estou analisando esse bloco K, em mais especifico esse registro K200 e K210, até o momento cheguei na seguinte conclusão:
Teríamos no mínimo 3 plano de contas:
– Consolidado
– Controladora (Empresa informante do ECD)
– Controlada
No registro k210 teríamos que fazer um “de-para” informando que o registro X do plano de conta, seria o Y do plano de conta da Controladora e Z da Controlada.
Eu montei uma planilha aqui, mas não consegui fazer com que ela entendesse da forma correta =/
Acredito que registro ficaria da seguinte forma no txt:
|K200|01|A|5|110102001|110102|Banco Conta Movimento| => Plano Consolidado
|K210|1|110102001| => Plano da Controlada “Empresa 1”
|K210|1|110102002| => Plano da Controlada “Empresa 1”
|K210|1|110102003| => Plano da Controlada “Empresa 1”
|K210|1|110102004| => Plano da Controlada “Empresa 1”
|K210|1|110102007| => Plano da Controlada “Empresa 1”
|K210|2|9| => Plano da Controladora “Empresa 2”
Ou será que me perdi em algum ponto do raciocínio? rsss
Att.
João Nohama
Fiz uma atualização agora e acredito que esteja funcional, mas dependendo da quantidade de registros o código pode se tornar lento.
Boa!!
Parabéns meu caro, pode ter certeza que esta ajudando muitas pessoas!
Muito obrigado!
Att
João Nohama
No bloco k200 é informado o plano consolidado. No bloco k210 será correlacionado o plano da controlada com o plano consolidado, informado no Bloco K200. Minha duvida esta em Onde será informado o plano da controladora?
Deveria criar /cadastrar ela no bloco k100?
Obrigada Fábio, por dispor de seu tempo e compartilhar informações que podem ajudar muitos.!
Obrigado Soraia.
Bom dia Fabio,
Obrigada por compartilhar conosco , vai me ajudar muito.
Show Fábio… Vc e top
Onde faço download da planilha?
Boa noite, na postagem última linha clique em cima do link. “Clique aqui”
bom dia
pelo que entendi, devemos ter três planos de contas e saldos, controladora, controlada e consolidado??? é isso mesmo??
grata
solange
Boa noite Solange,
Você esta falando do bloco K210?
Se for é necessário informar no minimo o plano da empresa declarante que deve ser a controladora, e essa conta deve constar no registro I050, o Sped vai validar isso, já as demais empresas controladas é interessante informar também, mas pelos teste que executei é necessário informar pelo meno 1 plano no bloco K210.
Boa noite Solange,
Desculpa a demora na resposta, estou fora a trabalho e com pouco tempo para responder.
No bloco k200 você vai informar o plano de contas consolidado, no bloco k210 no minimo deve ter o plano de contas da controladora que pelo cnpj base informado no bloco k100 vai cruzar com o registro I050, então um check inicial é esse! Verificar se o registro k210 para empresa controladora que é que esta informando o sped tem a conta informada também no I050, para as controladas deve se informar a conta desta empresa se for uma empresa Brasil que entrega Sped aconselho informar o mesmo plano informado nesse Sped.
Poderia ser então o Plano referencial da Empresa ? pois se for o domestico estamos perdidos (o plano é gigante)
Oi Fábio Bom Dia,
Mais uma vez te agradeço por toda essa informação que você esta disponibilizando, tá me ajudando muito!!!
Além do próprio manual da RFB, estou buscando informação sobre o correto preenchimento desse bloco e não estou encontrando muito a respeito, tive algumas dúvidas que encaminhei pra RFB (ainda não obtive resposta), mas se por acaso você souber me responder eu te agradeço.
> K200 – Plano de Contas Consolidado
– Há 2 empresas que fazem parte da consolidação, cada uma com seu plano de contas, devo informar os 2 planos de contas? Se sim, o que nesse registro diferencia um plano de contas da empresa A e plano de contas da empresa B? OU devo consolida-las em um único plano de contas? Se sim, poderia utilizar o plano de contas referencial da RFB?
> K210 – Mapeamento para Planos de Contas das Empresas Consolidadas
– Há uma coluna de COD_EMP me leva a pensar que então no K200 poderia ter mais que um plano de contas, porém no K200 não há coluna pra identificar empresa.
Tem alguma validação do bloco K com outro bloco do ECD?
Soraia, boa noite.
Para a situação informada acima no bloco K200 você deve ter um balancete consolidado que antes das eliminações nada mais é do que soma dos balancetes da empresa A e da empresa B ajustados ao Gaap da controladora, o plano utilizado nesse balancete é o que vai no bloco K200 que pode ser o mesmo plano da controladora ou não.
Para sua duvida no bloco k210 é isso mesmo pode ter mais de um plano, o mais correto é informar o plano individual de cada uma exemplo.
K200 – 111111111 – Consolidado
K210 – 111111111 – Empresa A (Consolidadora) “Digamos que o plano seja o mesmo”
K210 – 11111222 – Empresa B (Controlada) isso quer dizer que na empresa B essa conta faz parte da conta 111111111 do consolidado.
O K200 não identifica a empresa é o plano consolidado que pode ser ou não ser o mesmo da controladora vai depender da forma que você consolida.
Muito Obrigada Fábio!!!
K200 – Saberia me dizer se esse plano de contas consolidado pode ser o plano de contas referencial da RFB?
K210 – Deverá conter entradas ref. contas de resultado?
Olá Fábio, muito obrigada por dividir seus conhecimentos.
A planilha ficou 10!! 🙂
Uma dúvida, devemos consolidar apenas o balanço? e as eliminações do resultado como ficam.
Obrigada,
Eliana
Eliana, estou com essa mesma dúvida, se devemos informar somente balanço ou a DRE também.
Nos poucos exemplos que achei, só trataram do balanço.
Eliana, boa noite.
Devemos apresentar todo o balancete consolidado ou seja todas as contas inclusive o resultado.
Na minha planilha por exemplo olhe a imagem 6, na coluna A temos a conta na coluna B temos os balancetes de todas as empresas inclusive a controladora somados sem eliminações respeitando apenas os ajustes de Gaap que por ventura possam ser necessarios, na coluna C temos a eliminação.
Vamos a um exemplo de uma conta.
Imagine que nesse consolidado temos 10 empresa e 3 delas são holding que possuem investimentos em empresa dentro desse grupo economico.
Saldo Investimentos
1.000 – Empresa A
1.000 – Empresa B
1.000 – Empresa C
Pense que todas participam em 100% e a eliminação sera integral.
Na minha planilha ficaria a soma de 3.000 na coluna A e -3.000 na coluna B, assim demostraria saldo 0
Espero ter ajudado.
Olá Eliana, obrigado.
O consolidado envolve todas as contas inclusive as de resultado, na coluna B da planilha K300 você deve colocar a soma dos balancetes individuais ajustados para o plano de contas do consolidado e Gaap da controladora (Caso exista diferenças), e na coluna C as eliminações inclusive as de resultado.
Olá Fabio, tudo bem?
Primeiramente muito obrigada pela sua disponibilidade em ajudar a todos.
Então a empresa onde eu trabalho decidiu entregar o SPED em atraso para aguardar a validação da auditoria quanto ao balanço consolidado. E agora um consultoria que contratamos está conduzindo os trabalhos para informar no bloco K300 somente os saldos consolidados que tiveram valores eliminados, ou seja não vou apresentar todos os meus saldos consolidados. Você fez dessa forma? ou teve algum amigo que seguiu esse raciocínio?
Muito Obrigada,
Eliana
Oi, boa noite.
Na empresa onde trabalho não fizemos dessa forma, mesmo porque não vejo muito sentido informar somente os dados que tiveram eliminações. O validador pode ser que passe, pq acredito que não existe alguma consistência básica como por exemplo ativo = passivo, mas você não vai estar demonstrando o seu saldo consolidado.
Porque as eliminações na verdade em sua grande maioria não mudam a sua posição patrimonial, muda a posição entre ativo e passivo, talvez algum lucro não realizado que se for na controladora é reconhecida no individual e se for nas controladas vem por MEP.
Agora por exemplo a posição do disponível “caixa e bancos” não temos eliminação, mas é uma informação importante para publicação. Eu entendo que devemos informar todos os saldos para fechar com a publicação auditada e arquivada.
Eliana e Marian também tenho a mesma dúvida.
Socorro! Não tenho encontrado muita discussão sobre o tema Bloco K do ECD tem mais alguém batendo cabeça pra esclarecer alguns pontos? Alguém sabe dizer se a RFB da suporte pra dúvidas?
Pessoal eu fiz um ajuste na planilha se baixarem novamente já vai estar contemplando os ajustes, eu ajuste o sinal contabil de débito e crédito no código porque o validador utiliza uma forma diferente de somar e subtrair as eliminações… Achei estranho mas depois que eu ajustei os erros no validador diminuiram. É mais ou menos assim.
Saldo 1.000
Eliminação -1.000
O sinal do saldo é debito, e o sinal da eliminação é credito. Não!!!! kkk
Parece que o sinal da eliminação é Debito também porque a receita faz subtração quando o sinal é igual então se o sinal do saldo é debito a eliminação que for subtrair deve ser debito também….
Fabio primeiramente muito obrigada pela planilha.
Eu não entendi um ponto, a empresa A controla a empresa B, na planilha vou preencher os dados da A e da B?
Quanto ao percentual de participação, neste caso A participa 100% da B, eu coloco 100% nas duas? para mim não ficou muito claro.
Oi Sandra,
É isso mesmo, estranho colocar o percentual de participação e de consolidação para a controladora, eu realmente não vejo cenario que seja diferente de 100% para a controladora, mas como em contabilidade nunca se sabe de tudo…
Mas neste caso seria sim 100% na empresa A (controladora) e B (controlada).
Sim na planilha K300 coluna B, será a soma da empresa A+B, e na coluna C você vai indicar as eliminações.
Espero ter ajudado
Fabio.
O plano de conta a informar no BLOCO K 200 E 210 tem que ser todo ou somente as contas que apresentaram saldos para consolidação?
Ola Rosicler,
Na verdade não vejo impedimento para se colocar todo o plano de contas nestes blocos, mas particularmente eu aconselho a inserir apenas as contas que tenham movimentação. O que não pode é ter valores em K300 e K310 que não estejam nos blocos K200 e K210, assim como não pode ter uma conta da controladora com saldo no K300 e K310 que não tenha valor no I050.
Abraço
Fabio e demais
Para o bloco k – 200 meu plano de contas não esta estruturado Cod_nat cfe especificado no manual ECD. Tenho
01 ATIVO
02 PASSIVO E
03 RESULTADO
tenho que mudar minha estrutura para isto?
Sim conforme manual da receita você deve utilizar as configurações descriminadas no Sped.
MEUS DEUS……………………….. FIM DOS TEMPOS!!!!
Fabio
Mas terei que reformular meu plano de contas no sistema contábil para ir no I050 também?
Ou posso só fazer aqui na planilha de bloco K?
Tenho uma duvida no bloco K300 eu tenho que apresentar o saldo de todas a contas? Inclusive contas de Resultado?
Sandra, boa noite.
Eu particularmente infomaria somente as contas que tem saldo. E sim deve ser infomado todo o plano de contas inclusive as contas de resultado.
Boa tarde Fabio,
Preciso de um auxilio eu tenho na empresa Ágio e amortização de Ágio , o saldo tenho apenas nas contas contábeis da empresa controladora e elimino ele na consolidação.
Como eu faria a eliminação na ECD , na contrapartida? Visto que eu não tenho o saldo em conta contábil na empresa contraparte?
Boa tarde, Fabio.
No Bloco K100 são cadastrados as empresas controladas e a controladora, correto?
Isso, tem que colocar inclusive a Controladora
Fabio muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Como faço a importação para o pge/pva?
Edita o arquivo txt da sua declaração com o txt que saiu do excel dele, refaz os totais validadores do arquivo e sobe de novo pro pva
Boa tarde, Fabio.
Meus parabéns pela planilha, ela me salvou muito cara, meu sistema não gerava o K e eu estava desesperadão.
Valeu!
Boa tarde, Alguém pode me ajudar… Preenchi os dados na planilha mas não estou sabendo como colocar no meu TXT que gerei no meu sistema e validar o PVA.
Voce tem que inserir o arquivo gerado Bloco K logo após o J990 do arquivo da ECD completa e depois refazer os totais gerais nesse mesmo arquivo completo – nos blocos 9000 (totalizadores)
Olá Fabio, em primeiro lugar parabéns pelo trabalho fenomenal que fez, quem dera eu tenha visto antes de ter entregue os arquivos. Quero deixar aqui minha contribuição com relação ao bloco gerado:
– O bloco K115 está gerando de forma incorreta tudo para todos, não levando em conta referencia X contraparte
– O bloco K315 deve respeitar o exemplo que está no final do bloco do manual, basicamente Aglutinação (D) – Eliminação (D) = Consolidado (D)
Novamente parabéns.
Abraços,
Nelson Neto
Olá Fabio,
Quero agradecer por ter disponibilizado esta planilha, me ajudou muito, eu já estava ficando louca.
Muitíssimo obrigada.
Obrigado pelo Feedback.
Olá !
Estou com dois problemas . A planilha não gera o registro K315 bem como quando tento importar no PVA o txt alterado já com o bloco k retorna a mensagem de erro “Formato do arquivo de escrituração não é válido. A primeira linha do arquivo não possui estrutura válida”.
mas quando importo o txt sem a alteração o PVA reconhece.
Alguém com esse problema ?
Olá Kênia,
Verifique a correlação entre a planilha K310 coluna A e K315 coluna A, as contas devem ser idênticas para o que o código encontre as referencias necessárias.
Depois que gerar o bloco você deve refazer os totalizadores de cada bloco ao final do arquivo txt.
Boa tarde Sr. Fábio Mitsueda!
Obrigado por compartilhar essa ferramenta! Graças a ela consegui fazer o bloco K sem transtornos.
PARABÉNS! e muito Obrigado.
Então atingi meu objetivo!!!
Obrigado pelo FeedBack!
Olá Fabio, uma dúvida que estamos tendo aqui no escritório, (nunca fizemos isso)!
Temos uma empresa no Brasil e duas sucursais, uma no Peru e a outra na Argentina.
Precisamos consolidar as informações do Peru e da Argentina na empresa do Brasil. Mas devo fazer isso apenas com os saldos de dezembro? ou teríamos que fazer isso mensalmente?
Olá Marina, o ideal é ser feito mensalmente assim você consegue utilizar a regra de conversão para Reais utilizando a regra Ativo e Passivo a taxa fim, PL taxa histórica e resultado taxa média (mês). Mas isso depende da sua necessidade/realidade as vezes não é possível/necessário fazer mensal. Acho que seria mais uma questão de necessidade, por exemplo se você tem obrigatoriedade de publicação mensal para CVM por exemplo teria a necessidade de fazer mensalmente, se você precisa gera um relatório para prestar conta a gestão também teria necessidade mensal, mas se for apenas para um DF anual utilize o saldo de dezembro e converta o resultado do ano a taxa média ano.
Abraço
Bom dia, Fábio Mitsueda.
Sou Pedro Ivo Albuquerque Freire, responsável pelo SPED ECD do Grupo LPS Brasil, e ao verificar seu ^perfil no site https://fabiomitsueda.com.br/ vi que você trabalha na EMBRAER e ao analisar as DF’s, verifiquei que as empresas têm em comum a linha de participação de não controladores. No meu caso a participação dos não controladores não gera lançamento contábil efetivo na contabilidade da controladora (No Sistema ERP SAP). Esse valor tratamos em planilha de excel e é informado no Book contábil de acordo com a movimentação desse controle. Portanto, não tenho no sistema saldos e lançamentos contábeis tanto no PL quanto no Resultado referente ao não controlador.
Você tem uma sugestão ou possibilidade de como informar a participação de não controladores no bloco K do meu SPED ECD?? Na EMBRAER você contabiliza efetivamente a movimentação do não controlador no sistema ERP?
Olá Pedro.
Desculpe pela demora no retorno, está bem corrido esses dias por aqui.
Na empresa utilizamos duas soluções Sap para consolidação, a atual chamada EC-CS que é uma ferramenta antiga e apesar de estar presente no SAP 6.0 não existe suporte para e possivelmente será descontinuada é uma ferramenta excelente, muito transacional, mas já é um pouco ultrapassada, por isso estamos migrando para ferramenta BPC, que também é uma excelente ferramenta, mais flexível e que está apresentando um bom resultado.
Em ambos os sistemas utilizamos registros contábeis para controle dos ajustes de consolidação. Por exemplo os não controladores (minoritários). Na constituição foi gerado um lançamento apenas de reclassificação do PL apenas para abrir o capital investido dos não controladores, e depois mensalmente o sistema calcula e efetua um lançamento entre PL e Resultado em contas e grupos específicos para demostrar essa posição nos demostrativos.
Acredito que no seu caso em Excel deveria fazer a mesma coisa, apenas criar conta contabeis e identificar isso na planilha.
Espero ter ajudado.
Abraço
Bom dia, Fábio.
Nos ajudou e muito, pois com esse entendimento demos inicio ao mapeamento e projeção dos valores de eliminação de participação de minoritários. Através de uma planilha em excel montamos um escopo de movimentações e um esqueleto onde à partir da inclusão do balancete consolidado e controles internos sejam calculados e demonstrados os valores de eliminação dos minoritários no balancete consolidado do bloco K.
Grande abraço, e na próxima entrega do SPED ECD de 2019, se houver dúvida, irei compartilhar em seu mural.
Até logo!
Att.
Pedro Ivo Albuquerque Freire
Contabilidade
Boa tarde Pedro! Você entregou o bloco K do SPED CONTABIL este ano? pode me ajudar por favor? Estou desesperada!
Fábio, boa tarde!
Tudo bem?
Primeiramente, parabéns pelo trabalho realizado e pela atitude de compartilhar conhecimentos com os colegas de profissão.
Por favor, poderia me informar se você possui uma planilha para o Bloco H do o SPED FISCAL (ICMS/IPI),
Obrigado!
Abraços!
Giovanni Pacifico Junior
Fabio, boa tarde
Em relação aos não-controladores (minoritarios), para o preenchimento do K315 pode-se utilizar um código genérico para a identificação de minoritários ou preciso efetuar esta abertura por cada minoritário existente?
Oi Suzi boa tarde!
Você conseguiu sanar sua dúvida? Se sim, poderia me explicar?
adrianasousantos341@gmail.com
Obrigada
entendo que pode usar genérico, é utilizado apenas para “amarrar” os blocos
Sensacional a planilha. Para 2018/19 podemos usa-la também?
Bom dia,
Alguém pode me ajudar? é a primeira vez que estou fazendo o SPED com bloco K, estou com dúvida no registro K 310.
Na hipótese a seguir, numa conta do PL tenho saldo 0,00 para CONTROLADORA, 1.000,00 controlada 1 e 1.000,00 controlada 2 e a contrapartida é numa conta clientes da CONTROLADORA saldo 2.000,00.
Eu estava entendendo que no registro K310 da conta do PL, eu deveria informar as empresas controladas 1 e 2 como detentoras do saldo eliminado e no registro k315 a controladora como contrapartida. Mas o validador gera erro pois pelo que entendi ele não soma as linhas do registro k310.
Como deve ser informado este registro?
Obrigada
Camila
Boa tarde!
Camila,
Bloco K300:
O seu PL vai 2.000,00 na coluna B (Saldo aglutinado, apenas soma de todas as empresas) e -2.000,00 na coluna C (Valor eliminado dessa conta), no seu cliente vai ter -2.000,00 na coluna B e 2.000,00 na coluna C, assim você demonstra que somando todos os balancetes você tinha um saldo combinado de 2.000,00 e uma eliminação de 2.000,00.
Bloco K310
Supondo que 1 seja controladora, 2 controlada A e 3 controlada B:
Empresa 1 – Conta de cliente -2.000,00
Empresa 2 – PL 1.000,00
Empresa 3 – PL 1.000,00
Com isso você demonstrou de quem é a sua eliminação.
Bloco K315
Aqui você vai abrir a sua eliminação demonstrando como e com quem ela foi realizada.
Empresa 1 – Contas de Cliente -1.000,000 | Empresa 2 conta empresa 2
…
…
Bom caso ainda tenha duvida vamos nos falando.
Abraço
Boa tarde, preciso de uma planilha excel para fazer a ECD de partido politico e depois importar para “dentro” do SPED, validando e enviando, alguma sugestão ?
Alguém tem um modelo em txt para disponibilizar?
Gente, por favor. Eu já li inúmeros manuais. Eu já li liguei no suporte do meu sistema, e na consultoria fiscal. Mas não encontro nada parecido com meu caso. Eu sou uma controladora com oito controladas, entre Brasil e exterior. NO bloco J100 e J150 como vocês informaram as demonstrações consolidadas? Exemplo: na minha consolidação nas contas de resultado eu tenho uma abertura “sintética”: Despesas com Vendas (dentro delas tem desp. com pessoal, serviços, etc), ou seja, como eu vou informar uma conta referencial para esta abertura? Pois eu preciso ter um plano de contas consolidado no I050 certo? pois por meio dele eu vou terei o código de aluglutinação que vai gerar as demonstrações.
Estou com problemas na hora de executar a tabela, alguém consegue me ajudar?
Olá Fábio!! Agradeço muito sua planilha, ela tem me ajudado há muitos anos rsrs
Obrigada por compartilhar, nos salva muito! =D
Vc é um gênio kkkkk
Parabens fera mesmo, Obrigado