Sap Script

Sap Script & VBA – Conexão utilizando SAP GUI Scripting API

Eu já disponibilizei em postagens anteriores arquivo com rotina para conexão com o SAP utilizando o Excel VBA (Arquivo de Conexão), também já detalhei como gravar o arquivo .vbs no próprio SAP (Introdução Parte I e Introdução Parte II).

Agora nessa postagem vou dar um exemplo de conexão utilizando uma API fornecida pela própria SAP nas instalações do SAP GUI a Sap Gui Scripting API (sapfewse.ocx).

A grande vantagem em utilizar essa funcionalidade é ter acesso a todas as propriedades e métodos de cada objeto declarado assim como utilizar o intellisense da OCX que é aquela funcionalidade de auto preenchimento após inserir o ponto e ter acessos aos métodos e propriedades.

Clicando aqui você pode baixar a documentação em PDF dessa API, que você também pode encontrar no Help da sua instalação SAP GUI (dependendo da versão da sua instalação isso pode variar).

Para utilizar essa API é necessário flegar a opção de referencia dentro do VBA e para isso você deve entrar no editor do VBA, clicar em Ferramentas > Referências… procure por SAP GUI Scripting API conforme a imagem abaixo. Essa API geralmente é carregada durante a instalação o SAP GUI, caso você não à encontre automaticamente você tem a opção de procurar pela OCX sapfewse.ocx clicando em procurar nessa mesma tela “Referencias – VBAProject”, se ainda assim não encontrar reveja sua instalação SAP GUI. 

Agora vamos criar um modulo no VBAProject conforme imagem abaixo, esse modulo ira conter os códigos de conexão e execução da rotina.

Após a inclusão do modulo, de um duplo clique no modulo para incluir os códigos.

Incluir o código abaixo no módulo criado.

Para esse exemplo vou utilizar a transação FS10N, que ira apenas acessar a transação e passar parâmetros, algo bem simples. Veja imagem abaixo de como irá ficar essa a planilha, crie também uma chamada ao código no botão Executar.

Finalizando você pode executar o código e verificar sua funcionalidade. É importante que o SAP esteja logado para que o código funcione, este é um exemplo bem resumido o qual não fez nenhuma leitura das informações de log, como nome do sistema, usuários, janelas. Não foi feito nenhum check de consistência etc… Algo bem simples pra mostrar a funcionalidade da API.

Clique aqui para baixar o exemplo em Excel utilizado nessa postagem

Deixe uma resposta