Sap Script & VBA – FB03 Alterar Texto e Atribuição
Nessa postagem vou disponibilizar um arquivo Excel com código VBA comentado.
A função deste aquivo é alterar o texto e atribuição dos documentos listado no Excel utilizando a transação FB03.
FB03 é uma transação standard do SAP, sua função é de visualizar documentos.
Abaixo uma imagem da transação e dos campos necessários para sua utilização.
Apesar de ser apenas visualização é possível alterar alguns campos.
Não é uma regra geral, porque isso depende de cada configuração, mas o que venho observado em várias empresas é que o campo Atribuição e Texto sempre podem ser alterados.
A partir de uma lista de documentos o arquivo anexo tem a função de entrar em cada documento dessa lista e colocá-lo em edição percorrendo cada item do documento lhe dando a opção de alterar ou não.
Veja abaixo os campos que podem ser alterados, o código verifica a opção se deve alterar ou apenas colocar em edição e depois clica no botão salvar e ir para linha seguinte, o código também obtêm a quantidade de linhas no documento e percorre todos os item.
Mas porque dar a opção de alterar ou não?
Acontece que em alguns documentos existe exits que são configuradas para preencher esses campos automaticamente de acordo com critérios estabelecidos pela empresa como número da nota fiscal, tipo de serviço etc…
Mas se existe exits que fazem essa função porque será necessário alterar?
Realmente isso é difícil acontecer, mas pode ter determinadas situações que uma melhoria ou um projeto entra em produção e desabilita essa funcionalidade.
E quando é identificado já se passou vários documentos.
Existem várias formas de se arrumar isso por TI.
Mas caso sobre para o usuário final a solução e alterar na mão. E é nesse cenário que essa planilha pode te ajudar.
Vamos a planilha
A coluna A, B e C são os dados necessários para preencher a primeira tela da transação FB03, você pode inserir varios documentos que o código vai ler linha por linha do seu Excel.
A opções destacadas abaixo tem duas utilidades.
1ª) Alternar entre Atribuição e Texto, pode ser que deseja altera apenas uma das opções.
2ª) Lembra das exits que comentei acima, então geralmente elas entram em ação ao salvar o documento, assim optando por não alterar ele vai colocar em edição e salvar executando a exit que por sua vez ira trazer os dados parametrizados para essa ação.
Os demais campos são a atribuição e texto que serão alterados e as linhas alteradas será informado pelo código ao finalizar o documento, mostrando quantas linha foram atualizadas.
Clique aqui para baixar o arquivo em Excel!.
Espero que seja de utilidade e caso tenham duvidas deixem nos comentários.
Olá
E possível criar um SAP script para lançamentos na transação FB05 módulo FI ?
obrigado
Fabio, não consigo acessar a páginas tipos de mensagens. Poderia corrigir o problema?